quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Softwares se adaptam ao acordo ortográfico

Um dos impactos do Acordo Ortográfico, assinado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se dará sobre a informática, a começar pelos verificadores ortográficos dos editores de texto.

Segundo a Microsoft, a atualização do corretor do pacote Office será gratuita para todos os usuários.

O Acordo Ortográfico mudará a grafia de aproximadamente 0,5% das palavras no Brasil. Mudanças como o fim do trema, do acento agudo em ditongos abertos ("idéia" será "ideia") e do acento circunflexo com duplos "e" e "o" ("vôo" será "voo") ocorrerão gradativamente de 1º de janeiro do próximo ano até 2012.

Segundo Eduardo Campos, gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft, ainda não foi definida a data em que a atualização do Office estará disponível, "mas há um comprometimento da Microsoft em colocar isso à disposição dentro do prazo estabelecido pelo governo".

"Essa atualização poderá vir dentro de um service pack [pacote de atualizações], que acontece de tempos em tempos nos produtos, ou, eventualmente, pode até haver uma atualização específica para o Office do Brasil", afirmou Campos.

Assim como é possível manter em uma mesma instalação do Office corretores ortográficos de idiomas diferentes, você também poderá deixar dicionários adaptados para a ortografia atual e para a nova, segundo Campos.

O gerente-geral explicou ainda que as interfaces dos programas da Microsoft --os menus do Windows, por exemplo-- serão adaptadas gradativamente até 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

até a microsoft se preocupa com o Brasil.hehehehehhe