quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Mercado mundial de PCs cresce 15% puxado pelas vendas de ultraportáteis


As vendas de PCs ultraportáteis alavancaram a comercialização mundial de computadores no terceiro trimestre deste ano, fazendo com que o mercado crescesse 15% no período, em relação ao ano passado, com um volume de 80,6 milhões de unidades. Segundo o instituto Gartner, as vendas desse tipo de máquina tiveram desempenho significativo na Europa, Oriente Médio e África, apesar da crise financeira internacional.

A classe dos ultraportáteis tem ganhado força nos últimos meses, com preços relativamente baixos. Esses computadores são voltados a tarefas básicas e acesso à internet. Eles têm como principais características dimensões reduzidas (como a de um livro), tela que vai de sete a dez polegadas e menos de 2 kg (às vezes não chega a 1 kg) de peso.

"O segmento de mini-notebooks registrou um forte crescimento no mercado global, movido pelo forte crescimento na Europa, Oriente Médio e África", afirma Mika Kitagawa, analista da Gartner.

Prova disso é que, pela primeira vez desde a fusão com a Compaq, a HP perdeu a liderança nessas regiões --a Acer, que tem participação mais forte nos ultraportáteis, ficou com a posição.

"A companhia [HP] sofreu impacto por uma entrada menor no segmento de mini-notebooks, perdendo a primeira posição nessas regiões", diz a Gartner, em nota.

Levando em conta todas as classes de PCs, essas regiões tiveram alta de 25,9% em relação ao ano passado, chegando a 28,8 milhões de unidades.

Nenhum comentário: