quarta-feira, 1 de outubro de 2008

>Operadoras criam portais dedicados ao iPhone

SÃO PAULO – A Vivo e a Claro criaram portais dedicados aos usuários do iPhone.

O portal da Vivo para o iPhone dá acesso a notícias, informações de trânsito, roteiros de cinemas, bares e restaurantes e a serviços de mapas como o Apontador e o Maplink.

O versão do portal Claro Idéias para iPhone tem diversos canais de informações como notícias, viagem, negócios, clima, diversão, adulto, entre outros. Também dá acesso ao YouTube Mobile e ao MySpace Mobile. Em breve, a operadora pretende lançar um serviço de vídeos sob demanda.

Outro serviço oferecido pela Claro aos usuários do iPhone 3G é a Secretária Claro, com uma interface para gerenciamento de recados de voz. O cliente pode visualizar na tela uma lista dos recados recebidos, exibindo data e hora, e dar comandos para ouvir uma gravação. Consultada pela INFO, a Vivo não confirmou a oferta de um serviço semelhante.

No contrato com a Apple, as operadoras não podem oferecer aplicativos para o iPhone em seus portais móveis. “A venda de aplicativos ficará centralizada na App Store, assim foi combinado com a Apple”, disse Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo.

Apesar disso, as operadoras pretendem ganhar mais dinheiro com o aumento do uso da rede de dados. “Com o iPhone, acredito que haverá um aumento significativo do uso do celular para navegação na internet”, disse Fiamma Zarif, diretora de serviços de valor agregado e roaming da Claro.

Nenhum comentário: